CD da Semana

da Brasileiro Feminino Sub-20Ouça o álbum completo:

da Mercado de Apostas: A trompetista norueguesa Tine thing Helseth, líder de um grupo de metais formado por outras nove mulheres, oTenThing Brass Ensemble, acaba de lançar um álbum de título provocativo: “She Composes like a man” pelo selo norueguês Lawo Classics. Ela compõe como um homem. No encarte ela explica que tomou emprestada a frase de um crítico numa resenha sobre um concerto com obras da compositora inglesa Ethel Smyth. Ethel nasceu em 1858 e morreu em 1944. Viveu, portanto, num tempo em que o preconceito contra as mulheres também na música clássica era fortíssimo. A frase, esclareça-se, era um elogio à música de Ethel Smyth.

Hoje, soa como uma bela e direta provocação. As dez metaleiras do TenThing Brass Ensemble tocam peças de Clara Schumann e Fanny Mendelssohn a Florence Price e Ethel Smyth em arranjos para metais. A maior parte assinada por Jarle Storløkken. exceto Sicilienne de Maria Theresia von Paradis (arr. Roger Harvey) e Share My Yoke de Joy Webb (arr. Sebastian Haukås).

“Quando eu era criança”, conta Tine, “era absolutamente normal que as meninas tocassem trombone e tuba, e para mim tocar trompete parecia a coisa mais natural do mundo”. Ela está se referindo à Noruega nos anos 1990. “No entanto, em muitos países ainda há um longo caminho a percorrer em termos de igualdade de género no mundo dos metais. É incrivelmente bom tocar com minhas parceiras no tenThing. Sem dúvida, confiança e segurança são coisas que valorizo quando faço música com outras pessoas, e isso se aplica à vida em geral. Ela compõe como um homem é um projeto que significa muito para mim. Significa muito para nós todas.”

O grupo nasceu em 2007, liderado por Helseth e trabalha desde o início com o guitarrista e arranjador norueguês Jarle Storløkken. É integrado por Tine Thing Helseth (trumpet and leader), Maren Ingeborg Tjernsli (trumpet), Ingrid Eliassen (trumpet), Elin Holmen Kurverud (flugelhorn), Lena Wik (horn), Heidi Solem (tuba) , Astri Karoline Ellann (bass trombone) , Marie Nokleby Hanssen (trombone), Ingebjorg Klovholt (trombone) e Tone Christin Lium (trombone).